segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

É bom pagar imposto?



        Sim, sem  impostos seria impossível a existência de uma sociedade organizada nos moldes da que hoje existe.
      Apesar da carga tributária ser considerada alta, é com esse dinheiro que se paga hospitais bem equipados, com médicos competentes e ávidos por ajudar; se faz  estradas de boa qualidade e bem asfaltadas; se tem um ensino magnifíco do maternal até ao segundo grau, opa, desculpem, estou falando do Japão pessoal, mas apesar do Brasil estar longe disso, vale a pena pagar por outras  razões que veremos logo abaixo.
1 – A existência da nossa malha social
      Por mais corruptos, mentirosos, despudorados e antipatriotas (estou falando dos políticos brasileiros) que nossas “autoridades são” , devemos lembrar que eles saíram do seio da nossa sociedade; não são estrangeiros, são brasileiros, sendo assim em vez de jogar pedras neles, devemos nos envergonhar de tê-los colocados lá.  Somos todos cúmplices desses escândalos que povoam todos os jornais. São eles que fazem as leis com mil e uma brechas para nunca serem presos, caso sejam apanhados. Essas leis hipócritas, enganam o povo, mas este mesmo povo desde a Constituição de 1988, prefere engolir do que cuspir, pois é entendido por todos que é melhor ter lei ruim do que nenhuma lei, como por exemplo, alguns países do oriente médio. As leis não são boas mas garantem que nossa sociedade viva em relativa paz.

2 – Os impostos e a malha social
       Imagine você no meio da selva, no máximo com sua mulher e filhos, tendo que se defender de animais selvagens usando armas que você mesmo fabricou, e tudo mais sendo fruto de suas mãos, como abrigo, roupas, etc, mas também tendo que se defender de outras pessoas que querem lhe matar para tirar o pouco que tem.  É um cenário sombrio não é? Você não poderia chamar ninguém para ajuda-lo, como: polícia, bombeiros, médico. Não existiria, estradas, previdência social, aposentadoria, nem conforto nenhum que a sociedade moderna oferece hoje. Pois bem, tudo isso é pago com o imposto que você paga. Existe uma desculpa que é lugar comum entre muitas pessoas: “sonego imposto porque o governo rouba muito”. Na realidade isso é apenas desculpa para quem quer de fato sonegar. Para finalizar, constato com prazer que o Brasil está mudando, afinal, quantas vezes você viu na historia desse país donos de multinacionais presos, como o presidente da Odebrecht, ou um senador na cadeia?     

        É evidente que muitos políticos e empresários corruptos roubam,  mas se você sonegar impostos será igual a eles e não terá nenhuma moral para tira-los de onde estão.     

Nenhum comentário:

Postar um comentário