sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

10 SITUAÇÕES QUE VÃO EXIGIR UMA AUDITORIA NA SUA EMPRESA


O serviço de auditoria contábil ou financeira tem seu investimento. Portanto, a necessidade deve ser bem avaliada. Conhecer este momento é a maior dificuldade dos empresários cujas preocupações vão se acumulando ao longo dos desafios enfrentados, principalmente nos quesitos contábeis, financeiros e de fluxo de caixa.
É importante ter em mente que o auditor pode ajudar o empreendedor a entender quais são os principais fatores de risco do seu negócio do ponto de vista operacional, contábil e financeiro. Quais controles internos, práticas contábeis e financeiras precisam ser trabalhados para dar maior segurança à situação patrimonial e continuidade dos negócios? Qual é o nível de risco que esses controles apresentam? São questões que o auditor ajuda a responder.
Nesse sentido, antes de contratar um serviço de auditoria, o empresário precisa estar atento à situação em que a sua empresa se encontra e pontuar quais são as suas principais dificuldades. Listamos 10 indícios que podem levar sua empresa a precisar de uma auditoria:

1 – Conhecimento da realidade patrimonial da empresa, segundo práticas contábeis adequadas;
2 – Suspeita de desvios de recursos financeiros;
3 – Necessidade de reorganização dos processos internos;
4 – Elevado custo fiscal;
5 – Reorganização por necessidade de crescimento;
6 – Apoio na implementação de controles e procedimentos internos;
7 – Reorganização por necessidade de novos investidores;
8 – Perda do controle de contas a receber e elevado índice de inadimplência;
9 – Atendimento a órgão regulador ou investidor;
10 – Integração dos sistemas de informação;

A auditoria contábil e financeira é normatizada por órgãos reguladores que orientam o auditor na execução dos seus trabalhos, sejam em auditoria independente das demonstrações financeiras, com emissão de opinião, seja em auditoria com propósito específico ou procedimentos previamente acordados.

Fonte: Exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário