sábado, 2 de janeiro de 2016

10 passos para superar adversidades profissionais dentro da sua empresa



Segundos os consultores Roberto Vilela e Juliano Sant’Ana, do workshopStorm, algumas atitudes são fundamentais para definir o rumo da empresa

Chegar "lá" depende de muitos fatores além de sorte e estudo. É preciso saber se comportar em diversos ambientes, situações e momentos, evitando confusões, falhas e tudo aquilo que possa prejudicar o seu trabalho e acabar com seus planos e sonhos.
Segundos os consultores Roberto Vilela e Juliano Sant’Ana, do workshopStorm, algumas atitudes são fundamentais para definir o rumo da empresa.
Os consultores, que tiram da corrida e do montanhismo lições aplicáveis também no dia a dia das empresas, listaram 10 dicas determinantes para superar situações adversas dentro do ambiente de trabalho:
1- Segundo os consultores, um dos principais passos para evitar problemas é simplesmente ser ousado. “Essa é uma característica fundamental para se atingir os resultados. Nem sempre é possível agir com cautela e a ousadia pode determinar o sucesso da sua empresa. Por isso, após analisar os resultados e o cenário econômico, é preciso ser arrojado para se destacar”, acredita Roberto Vilela.
2 – Cativar as pessoas também é uma boa pedida. Afinal, a busca pelo sucesso não pode ser uma atividade solitária, pois é preciso contar com outros profissionais que possam ajudar no processo, os catalisadoress.
3 – O terceiro ponto é um tanto quanto relativo. Segundo os consultores, trabalhar no limite é uma excelente tática para gerar um excelente resultado e evitar problemas como as reclamações e erros. Para isso, porém, é preciso estar disposto a dar 100% de si. “Utilizar todo o potencial físico e mental é uma característica comum aos vencedores”, destaca Vilela.
4 – Trabalhar no limite não basta. É preciso alinhar o terceiro ponto aqui apresentado com o comprometimento no trabalho. Afinal, nem sempre trabalhar mais significa trabalhar melhor. A qualidade de um produto não está necessariamente ligada ao tempo exagerado trabalhado dele, mas também com o nível de comprometimento. Ou seja, trabalhe muito, mas trabalhe bem!
5 – Desenvolva e saiba trabalhar com sua inteligência emocional. Segundo Roberto e Juliano, o caminho do empreendedorismo é cheio de obstáculos, momentos difíceis e pessoas duvidando da sua capacidade. Portanto, mantenha o equilíbrio e siga em frente com foco nos seus objetivos.
6 – Torne suas metas públicas: “Comunicar às pessoas que estão à sua volta sobre o seu objetivo faz com que ele vire questão de honra. É uma tática bastante assertiva para que o empreendedor mantenha a motivação”, orienta Juliano.
7 – Também é preciso determinar metas periódicas, sejam elas semanais, mensais ou trimestrais. Tal atitude ajuda no direcionamento da empresa rumo ao seu próximo objetivo. Segundo eles, "cada meta menor cumprida levará o negócio a chegar mais perto do objetivo principal".
8 – Fique atento às distrações! É preciso manter o foco para melhorar o potencial dos negócios. Portanto, é mais que essencial reduzir a distração no ambiente de trabalho, seja adotando sistemas de controle, anotando todas as tarefas ou reduzindo atividades secundárias.
9 – Compartilhe: “Valorize as pessoas, a equipe, o feedback. É muito importante esse compartilhamento com quem é ligado à empresa. Com isso é possível alinhar as ações e seguir em frente”, ressalta Juliano.
10 – Por último, os consultores avaliam que é necessário estar atento a tudo o que esteja acontecendo em volta. Portanto, fique atento ao cenário. “Através dessa atitude é possível absorver novos conhecimentos e até mesmo recomeçar quando se percebe que as ações adotadas até então não davam resultado. Força e atitude devem estar presentes 24 horas por dia”, concluem os especialistas.
Fonte: Administradores 
As matérias aqui apresentadas são retiradas da fonte acima citada, cabendo à ela o crédito pela mesma. 

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